Agito conquista títulos na Copa Oeste e no Campeonato Paranaense e projeta participação nacional
Continue lendo- 03/09/2025
A ginasta toledana Maria Eduarda Alexandre finalizou a sua participação na FIG Rhythmic Gymnastics World Challenge Cup, realizada entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, em Cluj-Napoca, na Romênia. A atleta competiu nos quatro aparelhos: arco, bola, maças e fita, conquistando a 12ª colocação no individual geral, com a soma de 110.300 pontos.
Representando o Brasil ao lado de Geovanna Santos, que terminou em 10º lugar geral, Maria Eduarda demonstrou evolução mesmo diante de uma temporada de recuperação. Segundo a treinadora Solange Paludo, a atleta está em curva ascendente após reestruturações no planejamento anual devido a uma lesão sofrida no início do ano.
Na competição anterior, realizada em Milão entre 17 e 20 de julho, Maria havia ficado nove posições abaixo. “Foi um salto significativo em apenas uma semana, mesmo com falhas. Isso mostra que a série ainda não foi apresentada em sua plenitude. Estamos muito felizes e gratas pela oportunidade de representar o Brasil”, afirmou Solange.
Entre os destaques da apresentação esteve a série com a fita, ao som de ‘Mana Part 02’, que rendeu à atleta 27.000 pontos. A música, segundo a treinadora, simboliza uma batalha e foi escolhida por carregar significados relacionados às lutas internas e externas. “Retratamos isso na coreografia, com gestos e posições de ataque e defesa”, explicou.
Maria Eduarda reconheceu que os resultados ficaram abaixo de suas expectativas, mas reforçou o compromisso com a sua trajetória no esporte. “Os resultados não foram como eu esperava, mas sigo firme nos meus objetivos e buscando crescer com cada experiência para estar ainda mais preparada para os próximos desafios”.