- 30/06/2025
A ginasta de Toledo Samara Sibin teve no fim de semana a sua primeira participação internacional durante a Copa do Mundo de Portimão, em Portugal. Com apresentações consistentes, Samara somou um total de 100.500 pontos, resultado que consagra o trabalho desenvolvido ao lado de sua técnica, Gracieli Morais, e da Associação de Ginástica Toledana (Agito).
Na competição, Samara apresentou duas séries novas — com bola e fita — e duas adaptações das séries do ano passado — arco e maças —, já de acordo com o novo código de pontuação. Ela alcançou 25.600 pontos no arco, 25.550 nas maças, 24.850 na bola e 24.500 na fita.
Na fase classificatória, Samara alcançou 24.850 pontos na bola e 25.550 no arco, somando 50.400 pontos e garantindo vaga na final do individual geral.
De acordo com a técnica Gracieli Morais, a preparação para esse momento começou em janeiro, e mesmo com o convite para a competição confirmado apenas no fim de abril, a equipe intensificou os treinos. Ela avaliou o desempenho de Samara como positivo, com séries consistentes e equilibradas, e destacou que a atleta ainda tem grande margem para evolução.
Entre os momentos mais marcantes da competição, a nova série de bola emocionou o público ao som de “Você”, de Maria Bethânia, encantando pela elegância e expressividade da atleta.
Agora, a equipe volta o foco para as próximas disputas. Entre os dias 15 e 18 de maio, Samara participa do Campeonato Paranaense, e a principal meta do calendário é o Campeonato Brasileiro, em junho, que definirá o ranking nacional para futuras competições internacionais.